top of page

Horizonte de expectativas

  • Foto do escritor: Bibiane Ferreira
    Bibiane Ferreira
  • 9 de fev. de 2022
  • 1 min de leitura

O leitor ou o espectador, quando lê ou consome alguma obra artística, interpreta a ideia passada através de referências próprias e do meio em que vive. Quando damos nosso primeiro suspiro no mundo, já estamos carregados com uma carga histórica e social, heranças as quais enriquecemos com nossas próprias vivências; portanto, quando nos deparamos com uma obra, não a interpretamos pelo que ela é, mas a partir de experiências, aquisições culturais e leituras anteriores. Daí o nome de horizonte de expectativas, pois projetamos nossas próprias expectativas em uma obra, de acordo com nosso próprio ponto de vista, ou seja, de acordo com o horizonte onde nos encontramos, e com as possibilidades que enxergamos. Quando apreciamos uma obra, ela nos remete a memórias emocionais, o que faz cada indivíduo analisar o mesmo referente de forma única e particular. Os artistas também se valem de um horizonte de expectativas, pois reproduzem um conjunto de tudo aquilo que já consumiram, de forma que não é possível produzir algo inteiramente inovador, mas sim uma nova junção de fatores existentes e conhecidos anteriormente. O diálogo artístico acontece quando horizontes de expectativas se refutam ou se corroboram, causando estranhamento ou reconhecimento estético.

1 Comment


jvltoffoli
Mar 22, 2023

Olha, cada post que eu leio, é cada vez que me encanto mais, sua escrita é maravilhosa e transcende, tão bela e singela que, acredito que a beleza você impõe aqui, seja o espelho da pessoa que brinda com essas palavras, todas essas letras, sílabas e fonemas, tudo isso, isso tudo, nada mais é do que parte da sua aura tomando vida em um legado que transcenderá eternamente estas linhas.

Inclusive, eu deixei como favorito o seu blog para acompanhar e me antenar, sério mesmo, parabéns.

Porém, talvez parabéns não sejam o suficiente para expressar a gratidão que sinto por conhecer tamanha Euforia, uma congratulação não alcance o topo que está de encontro com os seus manuscritos, mas, tudo isso,…

Like
bottom of page